Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria: um rosário de contos para a coluna “Leituras para Senhoras”
Cielo G. Festino
Universidade Paulista, São Paulo, Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2862-0554
Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria: A Rosary of Stories for the Column “Readings for Ladies”
This article analyses the short stories in Portuguese of the Goan author Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria (1913-1994), which were published in the column for women in the Goan newspapers A Vida, O Heraldo and O Académico. The main argument is that, in these stories, Lobo e Faria makes clear the need for women to be educated not for their emancipation, but to become true companions for their husbands and mothers who could play a decisive role in the education of their children. However, if, when educating a family, a woman educates a nation, according to the beliefs of the time, the ultimate goal of Lobo e Faria´s moral short-stories was to raise social and political awareness in Goan society.
Keywords
A Vida, O Heraldo, O Académico, short-stories, women education
O objetivo neste artigo é fazer uma leitura dos contos da autora goesa de língua portuguesa Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria (1913-1994) que foram publicados nas seções para mulheres dos jornais goeses A Vida, O Heraldo e O Académico. O principal argumento é que nesses contos Lobo e Faria mostra a necessidade de a mulher ter uma educação esmerada, não para a sua emancipação mas, sim, para se tornar uma verdadeira companheira de seu marido e uma mãe que pudesse ter um papel decisivo na educação de seus filhos. Contudo, se, ao educar uma família, a mulher educa uma nação, conforme o pensamento da época, os contos de Lobo e Faria, de fim moral, tinham como objetivo último a formação da consciência social e política da sociedade goesa.
Palavras-chave
A Vida, O Heraldo, O Académico, contos, educação da mulher
Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria: Un rosário de cuentos para la columna “Lecturas para Señoras”
El propósito de este artículo es analizar los cuentos en lengua portuguesa de la autora goesa Beatriz da Conceição Ataíde Lobo e Faria (1913-1994), publicados en las secciones para mujeres de los periódicos de Goa A Vida, O Heraldo y O Académico. El principal argumento es que en estos cuentos Lobo e Faria deja en claro la necesidad de que la mujer tenga una educación esmerada no para su emancipación, sino para convertirse en una verdadera compañera de su marido y para guiar la educación de sus hijos. Sin embargo, si, al educar a una familia, la mujer educa a una nación, según el pensamiento de la época, los cuentos de Lobo e Faria, de fin moral, tenían como objetivo último contribuir para la formación social y política de la sociedad goesa.
Palabras-clave
A Vida, O Heraldo, O Académico, cuentos, educación de la mujer
DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2019.39.07
Copyright: Creative Commons – CC BY NC