Denise Castilhos de Araújo* e Poliana Lopes**
* Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil
** Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil
Que horas ela volta? Perceptions of the filmic discourse by feminist bloggers in Brazil
Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to afirm itself as a historical record of social situations.
Keywords
cinema, discourse, domestic employment, representation
O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.
Palavras-chave
cinema, discurso, trabalho doméstico, representação
Que horas ela volta? Percepciones del discurso fílmico por blogueras feministas de Brasil
El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verifcar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales.
Palabras-clave
cinema, discurso, trabajo doméstico, representación
DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.12
Direitos de autor: Creative Commons – CC BY NC