Ana Cristina Pereira
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CECS/UM), Portugal
From the margins to the screen: women in Mozambican film fiction
The singularity of the history of cinema made in Mozambique after the independence of the country has made the Mozambican cinema in recent years a target of international interest in the academy. However, there are still very few, if any, specific studies on gender in Mozambican cinema. This article is an intersectional approximation to two (2) contemporary Mozambican films: gender, race and class aspects are related in a critical discursive analysis to understand the way women are represented in today’s Mozambican cinema, and how these representations propose, or not, alternatives to the hegemonic representations of women in Mozambican society
Keywords
Mozambican Cinema, Intersectionality, Sol de Carvalho, Licínio Azevedo
A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.
Palavras-chave
Cinema Moçambicano, Intersecionalidade, Sol de Carvalho, Licínio Azevedo
De los márgenes para la pantalla: las mujeres de Mozambique en el cine de ficción
La singularidad de la historia del cine realizado en Mozambique después de la independencia del país hace con que las películas de Mozambique tengan asumido gran interés de la academia internacional en los últimos años. Sin embargo, en el cine de Mozambique, los estudios específicos sobre el género son muy poco frecuentes o incluso inexistentes. Este artículo presenta un enfoque interseccional de dos películas contemporáneas de Mozambique: se relacionan aspectos de género, raza y clase, en una análisis de carácter discursivo, para entender cómo se representan las mujeres en el cine de Mozambique en los días de hoy y cómo estas representaciones proponen, o no, enfoques alternativos a las representaciones hegemónicas de las mujeres en la sociedad de Mozambique.
Palabras-clave
Cine mozambiqueño, Interseccionalidad, Sol de Carvalho, Licínio Azevedo
DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.35.06
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