Revista ex æquo número 47 | 2023

DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.00

Editorial

Virgínia Ferreira

Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal / Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0003-3838-054X

Dossier "Pós-memórias no feminino. Vozes e experiências na gramática do mundo"

Coordenação de Sheila Khan, Susana Pimenta e Sandra Sousa

Introdução – Ressonâncias da pós-memória: contextos, vozes e trajetórias

Sheila Khan*, Sandra Sousa**, Susana Pimenta***

* Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-8391-8671
** Department of Modern Languages & Literatures, University of Central Florida, Orlando, USA
https://orcid.org/0000-0003-1571-0323
*** Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-3376-4344

O compromisso da pós-memória no feminino: uma ecologia de saberes

Sheila Khan

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-8391-8671

Não mais Marias invisíveis: uma leitura decolonial em “Eu empresto-te a Mariá” (2020), de Luísa Semedo, e Um Fado Atlântico (2022), de Manuella Bezerra de Melo

Margarida Rendeiro

Centro de Humanidades (CHAM), Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-8607-3256

Articulating Postmemory in Soledad Puértolas’s Música de ópera

Lisa Nalbone

Department of Modern Languages and Literatures, College of Arts and Humanities University of Central Florida, Orlando, USA
https://orcid.org/0009-0006-0803-3722

De-silencing the Past: Postmemory and Reparative Writing in Selected Works by African-American Women Writers

Orquídea Moreira Ribeiro

Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-7665-9627

Silêncio atordoante. Dos relatos de violência sexual em contexto de guerra civil ao dever de memória

Sílvio Marcus de Souza Correa

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-0364-6590

O passado como sonho em vigília: literatura testemunhal feminina

Mônica Gama

Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-4328-9890

Autoria em Margot Dias pela lente revivescente da pós-memória

Viviane Almeida*, Renata Flaiban Zanete**, Lurdes Macedo***

* Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult), Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), Portugal
https://orcid.org/0000-0002-3779-4890
** Grupo de Investigação em Género, Artes e Estudos Pós-coloniais (GAPS), Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), Portugal
https://orcid.org/0000-0002-5241-7823
*** Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), Portugal
https://orcid.org/0000-0002-1577-1313

Intervenções artísticas feministas e memória cultural acerca da epidemia do feminicídio nas Américas

Gabriela Traple Wieczorek

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS), Brasil
https://orcid.org/0000-0001-7471-8582

A questão da senescência feminina em “A velha”, de Teolinda Gersão

Alleid Ribeiro Machado

Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-9359-532X

Estudos e Ensaios

Entre la voluntad y el castigo: agresiones contra mujeres que deciden no ser madres

Carolina Rojas-Madrigal

Universidad de Costa Rica (UCR), Costa Rica
https://orcid.org/0000-0003-4252-2598

La representación de las mujeres que no desean ser madres en comedias románticas mexicanas: ¿Visibilización o invalidación de la agencia femenina?

Yunuen Ysela Mandujano-Salazar

Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (UACJ), México
https://orcid.org/0000-0003-4794-6584

Migração, gênero e maternidade: narrativas autobiográficas de mulheres que emigraram do Brasil

Marina Dias de Faria*, Sílvia Portugal**

* Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Portugal / Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6334-145X
** Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal / Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-7044-7946

Twitter, chá e biscoitos: recensão ensaística de The New Sex Wars de Brenda Cossman

Ana Oliveira

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-5265-0692

Recensões

Varieties of Opposition to Gender Equality in Europe, organizado por Mieke Verloo. New York: Routledge, 2018, 250 pp.

Juliana Inez Luiz de Souza

Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha
https://orcid.org/0000-0003-1361-3159

Between Starshine and Clay: Conversations from the African Diaspora, by Sarah Ladipo Manyika. London: Footnote Press, 2022, 288 pp.

Sandra Sousa

Department of Modern Languages & Literatures, University of Central Florida, Orlando, USA
https://orcid.org/0000-0003-1571-0323

“Não temos de carregar o que não é nosso”. Recensão de Um cão no meio do caminho, de Isabela Figueiredo. Lisboa: Leya/Caminho, 2022, 292 pp.

Vítor de Sousa

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho (CECS), Portugal
https://orcid.org/0000-0002-6051-0980

Families, Children and Youth in Global Contexts, organizado por Maria das Dores Guerreiro, Justus Twesigye, Ingrid Höjer, Staffan Höjer e Elizabeth Enoksen. Lisboa: Mundos Sociais, 2021, 222 pp.

Susana Ramalho Marques

SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, Portugal / CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-7116-7252

Modalidades de memoria y archivos afectivos: Cine de mujeres en Centroamérica, par Ileana Rodríguez. San José: Universidad de Costa Rica, CIHAC/CALAS – Laboratorio Visiones de Paz, 2020, 100 pp.

Héloïse Elisabeth Ducatteau

Sciences Po, campus de Nancy, France
https://orcid.org/0000-0002-0129-9679

Acesso livre para quem lê e para quem escreve.

SCImago Journal & Country Rank