Revista ex æquo número 43 | 2021

DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.43.00

Editorial

Virgínia Ferreira

Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal / Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0003-3838-054X

Dossier "Diálogos Feministas sobre Masculinidades: Experiências, Desafios e Horizonte"

Coordenação de Bakea Alonso Fernández de Avilés e Tatiana Moura

Apresentação: masculinidades em debate

Bakea Alonso Fernández de Avilés*, Tatiana Moura**

* Área de Igualdad y no Discriminación de Fundación CEPAIM, España
https://orcid.org/0000-0001-7724-6197
** Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal / Instituto Promundo, Brasília, DF, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-3189-4046

Antropoceno patriarcal, petro-masculinidades e masculinidades industriais: diálogos feministas sobre a crise climática

Mariana Riquito

Investigadora Júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-6764-1940

La evolución de la masculinidad en Disney a través de La Bella y La Bestia: de la versión animada de Kirk Wise y Gary Trousdale (1991) a la de acción real de Bill Condon (2017) 

Nerea Cuenca Orellana*, Natalia Martínez Pérez**

*Universidad Rey Juan Carlos (URJC), Madrid, España
https://orcid.org/0000-0003-2888-8403
**Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Madrid, España
https://orcid.org/0000-0003-2704-3572

Análisis de la incorporación de los hombres y las masculinidades en los planes estratégicos de igualdad en España

Bakea Alonso Fernández de Avilés

Doctoranda en Trabajo Social en la Universidad Complutense de Madrid, Madrid, España
https://orcid.org/0000-0001-7724-6197

Reimaginando os contornos de gênero: intervenções artísticas no campo das masculinidades

Andréa Gill*, Isabela Souza da Silva**, Marta Fernández***, Tatiana Moura****

* Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil / UNIperiferias. Rio de Janeiro – RJ, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-0038-2582 
** Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil / Observatório de Favelas, Niterói – RJ, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-6449-720X  
*** Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-0282-2580
**** Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal / Instituto Promundo, Brasília - DF, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-3189-4046

Homosocialidad y secretismo en la experiencia de los hombres que consumen prostitución en España

Beatriz Ranea Triviño

Universidad Complutense de Madrid, Madrid, España
https://orcid.org/0000-0002-4595-4436

Prostitución y confinamiento: El Putero 2.0

Águeda Gómez Suárez*, Rosa Mª Verdugo Matés**

* Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Vigo, Ourense, España
https://orcid.org/0000-0003-4001-3060
** Facultade de Ciencias Económicas e Empresariais, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, España
https://orcid.org/0000-0001-9842-3391

(Des)construção de masculinidades de homens trans, entre Portugal e Brasil

Matilde Soares*, Catarina Moreira**, Liliana Rodrigues***, Conceição Nogueira****

* Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Porto, Portugal / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-1545-9979
** Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Porto, Portugal / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6457-1070 
*** Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Porto, Portugal / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6900-9634
**** Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Porto, Portugal / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-9152-754X

Estudos e Ensaios

La I República Portuguesa y la II República Española en perspectiva de género. Estudio comparado

María de la Paz Pando Ballesteros

Universidad de Salamanca, Salamanca, España
https://orcid.org/0000-0003-2552-4057

Salud y Población LGBTI+ en Chile: desde la invisibilidad a un enfoque identitario

Caterine Galaz*, Catalina Álvarez Martínez-Conde**, Rodolfo Morrison***

* Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Chile, Comuna de Ñuñoa, Santiago de Chile, Chile
https://orcid.org/0000-0001-6301-7609
** Universidad Autónoma de Barcelona, Departamento de Psicología Social, Barcelona, España
https://orcid.org/0000-0002-2137-965X
*** Universidad de Chile, Independencia, Santiago de Chile, Chile
https://orcid.org/0000-0002-2834-1646

Joana Semião, homo Œconomicus e homo politicus: urdindo uma epistemologia “tolerante” moçambicana

Dulce Maria Passades Pereira

Docente na Universidade Licungo, Campus Murrópuè, Quelimane, Moçambique / Doutoranda em Psicologia Social, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-5445-3801

Recensões

Problemas de género, de Judith Butler. Lisboa: Orfeu Negro, 2017, 319 pp.

Ermelinda Liberato

Professora Auxiliar da Universidade Agostinho Neto, Angola
https://orcid.org/0000-0002-9857-4269

Mulheres Invisíveis. Como os dados configuram o mundo feito para os homens, de Caroline Criado Perez. Lisboa: Relógio D’Água, 2020, 392 pp.

Rosa Loureiro

Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-1134-6897

Bisexuality in Europe: Sexual Citizenship, Romantic Relationships, and Bi+ Identities, editado por Emiel Maliepaard e Renate Baumgartner. London: Routledge, 2020, 222 pp. 

Mafalda Esteves

Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-IUL, Cis-IUL, Lisboa, Portugal / Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-5224-2883

Acesso livre para quem lê e para quem escreve.

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